Cálculos Urinário: O Guia Completo para Prevenção e Tratamento

Os cálculos urinários, também conhecidos como pedras nos rins, são formações sólidas que se desenvolvem nos rins quando os minerais e outras substâncias presentes na urina se agrupam e formam o cálculo urinário. Essas pedras podem causar dor intensa e desconforto, além de complicações sérias se não forem tratadas adequadamente. Neste guia completo, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre os cálculos renais, desde sua prevenção até as opções de tratamento disponíveis.

O Que São Cálculos Urinários ?

É o agrupamento de cristais na urina que irão formar o cálculo, podem variar em tamanho, localização de tipo de formação podendo ser compostos de diferentes tipos de minerais, como cálcio, oxalato, ácido úrico e fosfato.

Sintomas dos Cálculos Urinários

Os sintomas dos cálculos podem variar de pessoa para pessoa e dependem do tamanho e da localização das pedras. Os sintomas comuns incluem:

• Dor intensa na parte inferior das costas e/ou abdômen, que pode se estender até a virilha e a região genital.

• Dor ao urinar.

• Sangue na urina.

• Náuseas e vômitos.

• Urgência urinária frequente.

Prevenção de Cálculos Urinários. Algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco de sua formação, tais como:

• Beber em média 2 litros de líquido ao dia ( suco, mate, água, chá ).

• Exercício físico.

• Não consumir excesso de sódio, que normalmente estão presentes no refrigerante, embutidos, enlatados e o próprio sal.

Tratamento do Cálculo Urinário

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependerá dos sinais e sintomas, tamanho, tipo e localização das pedras. As opções de tratamento incluem:

• Medicamentos para aliviar a dor e relaxar os músculos ureterais, facilitando a passagem da pedra.

• Procedimentos médicos, como litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LEOC), cirurgia percutânea renal e ureterolitotripsia a LASER, sendo este último o mais utilizado e eficaz.

Os cálculos renais podem ser uma condição dolorosa e debilitante, mas com a devida prevenção e tratamento adequado é possível gerenciar essa condição de forma eficaz. É importante adotar hábitos de vida saudáveis, como beber bastante água e seguir uma dieta equilibrada e consultar um médico se você tiver sintomas relatados acima. Com o acompanhamento médico adequado, é possível prevenir a formação de cálculos renais e garantir uma saúde renal ótima.